Conheça o significado de cada canção do álbum Fatti Sentire

Laura Pausini explica como surgiu o álbum e o significado por trás de cada canção.

Divulgação.

Fatti Sentire (se faça ouvir) é o título do décimo terceiro álbum na carreira italiana de Laura Pausini, publicado em lojas e plataformas on-line em 16 de março. Antecipado pela melancólica Non è Detto (Não foi dito), lançada em 26 de janeiro e apresentada em estréia mundial no Sanremo 2018, foi publicado pela Atlantic - Warner Music em italiano e espanhol. 


Reprodução Rede social da Cantora.

Para apresentar o álbum à imprensa, a artista da Romagna entrou a bordo de um avião da empresa Alitalia (Milão-Roma), atuando até mesmo como aeromoça. Além de dar as instruções de segurança antes da decolagem, Laura também serviu bebidas para os jornalistas presentes. 


Veja como Laura contou seu último projeto de gravação:
"Fatti sentire não é um álbum autobiográfico, mas essas 14 músicas contam histórias que me aconteceram também. É um convite para ser corajoso, avançar e não ter medo do julgamento. Eu tentei me proteger fazendo o possível para agradar àqueles que me julgaram mal, mas tentei ser corajosa quando tive mais medo.
Assim que eu saio do palco, sou pequena, frágil e insegura e sei que há tantas pessoas que se sentem assim, por isso é um convite para eles também."

Seguem os comentários da cantora faixa a faixa: 


1 - Non è detto (não quer dizer)

"Non è detto" fala sobre possibilidades e oportunidades, porque nada é dito, qualquer coisa pode acontecer, as coisas mudam de repente. Deixe todas as portas abertas, todas as estradas que se apresentam para nós, mas acima de tudo aquelas que escolhemos construindo nosso futuro, escolhido após escolha. Não é uma música autobiográfica, mas adoro a mensagem de que eu me sinto muito meu: as coisas mudam e, muitas vezes, nos surpreendem. Como eu, muitas vezes aconteceu na vida "..

2 - Nuevo / NOVO

"Novo" é a minha maneira de lidar com um estilo incomum que me dá a oportunidade de desencadear o meu lado latino, "um novo feeling" como a música diz. É um jogo de sedução que flui para um fluxo de sensações para se perder e perder o controle. Você não precisa de subtextos, não precisa de superestruturas, quem comanda é a alquimia que emana de uma faísca, e tudo se acende ".

3 - La Soluzione (A solução)

"É uma música imediata que conta uma história, o abandono de um passado feito de inquietação, a busca de novos limites para cruzar, trazendo consigo o que vale a pena salvar. É a música de amor que talvez me represente mais. Minha solução é o amor, bem como a música, é algo que não muda para mim e nunca mudará ".

4 - E.STA.A.TE (Verão / e está a você)

"Ritmo puro, um hino ao verão, para tomar a iniciativa ao amor. É uma música que tem um jogo de palavras no texto: ESTATE / E STA A TE, MEU VERÃO é você, E ESTÁ A VOCÊ começar. Quando se quer alguma coisa, cabe a nós tomar, ou fazer tudo para alcançá-lo, com a energia que distingue essa estação do ano, incluindo o desejo de aproveitar cada momento até o fim ".

5 - Frasi a metà (Frases pela metade)

"Uma música de rock, intensa, poderosa, que vem diretamente ao ponto e também ao coração. Uma amizade interrompida, a dor que se transforma em raiva. Há toda a minha natureza nesta música, quando eu cortei as pontes acabou, isso significa que eu sofri tanto que o limite foi atingido. E tudo é interrompido, no meio, como frases suspensas e verdades que perdem o significado ".

6 - Le due finestre (Duas janelas)

"Uma história de imagens e sugestões. Duas pessoas 'fotografadas' em um momento de crise e um ponto de viragem: é o chamado pungente e persistente lançado para não se perder. Ele conta a dificuldade de se comunicar, de entender-se e de se fazer entender, na busca de uma serenidade que deve ser redescoberta, eliminando todas as barreiras e defesa, redescobrindo, ajudando-se ou mesmo se desculpando por não poder exercer pressão emocional. Le due finestre são para mim uma das maiores emoções experimentadas na sala de gravação e isso é renovado com cada escuta ".

7 - Fantastico / Fai quello che sei ("Fantástico / Faça o que você é)

"Um mundo de dance e despreocupado, inspirado nos sons dos anos 80 enriquecidos por sons da última geração, Fantastico é dedicado aos meus fãs. Ela inclui uma frase no título, "Faça o que você é", nascido em 2007 para o meu primeiro San Siro. Em um momento tão difícil para a diversidade, para as minorias, mas também para aqueles que têm uma sensibilidade marcada e tem dificuldade em divulgar sua personalidade por causa das apostas que a comunidade impõe, a salvação deve ser buscada na liberdade de expressão, de cada ponto de vista, mesmo o mais despreocupado ".

8 -  No river is wilder (Nenhum rio é mais selvagem)

"Uma música nascida em inglês, com um espírito anglo-saxão que eu queria muito manter no original. No river is wilder é uma música da qual eu escrevi o texto em um voo, e não via a hora de provar com as notas escritas por Paolo Carta que me levaram a escolher sons, vogais, palavras que deram a minha voz a explosão necessária, eu cantei assim e queria deixá-la em inglês, como aconteceu na primeira vez em 1998 com a música 'Looking for an angel', escrita nesse caso para mim, por Phil Collins. " 

9 - L’ultima cosa che ti devo (A ultima coisa que te devo)

"O último que lhe devo é um ponto de viragem, é a resposta de um balanço, é o próximo passo em uma encruzilhada. É uma balada sincera, dedicada a momentos de verdadeira força, quando chegamos a uma porta a ser aberta, ou deixada para trás. Estes são momentos que atravessei, conseguindo trazer a minha vida além da realidade que eu vivi e me dando uma nova chance ". 

10 - Un progetto di vita in comune (um projeto de vida em comum)

"É uma das duas músicas produzidas por Rik Simpson, que conseguiu criar uma sonoridade muito especial, que eu estava procurando por um tempo, porque é novo e, ao mesmo tempo, me representa perfeitamente. O título reflete meu lado pragmático e minha necessidade de planejar, em bases sólidas e perspectivas. Estou pronta para superar todo medo, começar desde o início, para compartilhar com a pessoa que amo não só o cotidiano, mas um verdadeiro projeto de vida em comum, escrito em quatro mãos, sem nunca perder de vista o respeito do indivíduo ".

11 - Il caso è chiuso (o caso está encerrado)

"Uma peça que não deixa espaço para a interpretação, ou para a hesitação. Uma explosão de sons que alterna entre pop e rock em um equilíbrio que Rik Simpson conseguiu, superando a visão que tive desta música na primeira vez que escutei. Você está errado, você cai, você choca, até o ponto de querer quebrar todos os espelhos que refletem uma imagem agora muito distorcida. Muitas vezes simplesmente para fechar, e não retornar, sem qualquer julgamento ou condenação."

12 - Zona d’ombra (área de sombra)

"Os sons dance e eletrônicos se juntam nesta música, texto misto, italiano e inglês. Particular não só para os sons, mas também porque conta uma parte provavelmente muito feminina, na qual me reconheço e, de certa forma, frágil e insegura. A autoconfiança não é mais aceita, nem menos confiança na imagem que os outros têm de nós, acima de todas as pessoas que amamos. Derrotar a zona das sombras que é criada quando duvidamos de nós mesmos, vai além da vaidade, é um objetivo que pode ser alcançado através daqueles que nos escolhem, uma recompensa por ser descoberta, através de tudo o que nos faz o que somos ".

13 - Francesca / Piccola Aliena  (Francesca / Pequena Alien)

"Esta é uma música que eu gosto muito, arranjada e produzida por Nick Ingman, é dedicada à minha sobrinha que morreu em abril passado devido a uma doença rara (síndrome de abatimento ip36) e sua mãe Roberta, que acompanhou a vida de essa menina inventando para ela um mundo fantástico, através de um diário e da fábula de um planeta distante para o qual infelizmente a "pequena alienígena" Francesca teve que retornar antes de ter três anos de idade. Esta música é para ela, para todas as famílias que vivem situações semelhantes e dramáticas e para todas as pessoas que dedicam sua vida a ajudar crianças e pais durante sua permanência no hospital. A arrecadação da música irá para a organização sem fins lucrativos "Bimbo tu", que apoiou Francesca e seus entes queridos".

14 - Il coraggio di andare (A coragem de seguir)

"É uma obra delicada, mas fala de força. Convida a encontrar a coragem de seguir em frente, apesar de tudo, começar do zero, lutar por si mesmo, por sonhar e por o futuro, porque nenhuma oportunidade é desperdiçada, nenhum rastro passa despercebido, nenhuma lembrança fica vazia. E minha impressão nesta peça é o título do álbum, FATTI SENTIRE. Para ser ouvido, sempre e em qualquer caso, porque vale a pena, porque faz a diferença. Cada um de nós, cada história, cada vida vivida conta e faz a diferença ".

Laura está com turnê mundial marcada, e já tem datas para retorno em nosso país. A Cantora retorna em agosto para shows em São Paulo, Brasília, Curitiba e Recife. O álbum Fatti Sentire já se encontra disponível na maioria das lojas no mundo todo, nas plataformas digitais iTunes, Google Play, Spotify e Deezer.

Compartilhe:

2 comentários

Não serão permitidos comentários ofensivos, racistas ou palavrões.
Nossa artista canta o amor, inspire-se! ;)